Veja como ter um treino mais eficiente!

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Quando passamos a praticar atividades físicas regularmente, logo queremos ver os resultados, não é mesmo? Independentemente de qual seja o seu objetivo na academia, sabia que dá para ter um treino mais eficiente seguindo algumas dicas.

Com alguns hábitos é possível aumentar o desempenho e fazer com que o corpo corresponda melhor aos estímulos dos exercícios. A melhor parte é que não precisa de muito para isso. Quer saber como? Então continue a leitura, pois, neste post, contamos tudo o que você precisa saber para arrasar nos treinos. Vamos lá?

Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é fundamental no rendimento nos treinos. Ela não serve apenas para atingir os resultados, como emagrecer ou ganhar massa muscular, mas também para oferecer tudo o que seu corpo precisa para funcionar bem.

Carboidratos e gorduras dão energia para a execução dos movimentos. Já as proteínas são reparadoras dos tecidos musculares, sendo importantíssimas para a recuperação dos treinos. As vitaminas e minerais são responsáveis por regular o organismo e fazer com que ele trabalhe da melhor maneira possível.

Sendo assim, pouco vai adiantar você se exercitar da maneira adequada se não seguir um plano alimentar que atenda as suas necessidades nutricionais. Nesse caso, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista, que fará uma dieta balanceada com tudo o que precisa para render melhor no seu treino.

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Varie o treino

O nosso corpo se adapta a diversas situações, e uma delas é a rotina de treinos. Você pode perceber que em poucos dias após começar uma nova série, aquele desconforto muscular passa. Embora seja mais confortável malhar sem ficar dolorido, isso significa que os músculos não estão mais sendo sobrecarregados, o que não é legal. Para ganhar massa muscular e tonificar os músculos é preciso haver essa sobrecarga.

Dessa forma, é essencial variar as séries dos treinos com certa regularidade, aumentando a carga conforme a necessidade. Vale lembrar que quem deve fazer isso é o profissional de Educação Física. Ele avaliará a sua evolução e montará o treino de acordo com os objetivos minimizando qualquer risco de lesões.

Hidrate-se corretamente

Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Afinal, quase 70% do nosso corpo é feito de água. Ao longo da prática de exercícios, perdemos muito líquido por meio do suor, por isso é preciso repor bebendo água durante e após o treino.

A desidratação durante os exercícios faz com que tenhamos menos resistência e fiquemos mais suscetíveis às lesões e às contraturas musculares. Tenha uma garrafinha sempre por perto para não correr o risco de ficar sem beber água.

Por falar em hidratação, você sabe qual é a quantidade ideal de água para beber diariamente? Há uma ideia de que seja 2 litros, mas esse valor é muito vago e não considera o tamanho da pessoa. Afinal, quem é maior precisa de mais água, concorda? Para fazer o cálculo certo, basta multiplicar o peso corporal por 35. Por exemplo, uma pessoa de 50 kg precisa de 1750 ml de água.

Durma bem

Você é do time que dorme super bem ou que tem dificuldades para cair no sono? Saiba que descansar corretamente é muito importante para ter um treino mais eficaz e bons resultados. É enquanto dormimos que o organismo recupera as energias para encarar as tarefas que virão no outro dia.

Além disso, o repouso é fundamental para ganhar massa muscular. Isso porque é nesse momento que os músculos são reparados e construídos. Se dormimos mal, esse processo não acontece direito, prejudicando a hipertrofia. A seguir, confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

  • faça refeição leve antes de dormir, pois, a digestão pesada deixa o sono agitado;
  • leia um livro ou escute uma música relaxante;
  • crie um ambiente aconchegante;
  • desligue os eletrônicos;
  • apague as luzes do quarto porque o hormônio do sono é ativado no escuro;
  • consuma alimentos ricos em triptofano, como banana, leite e aveia, que é um aminoácido precursor do hormônio do sono.

Invista em roupas apropriadas

As roupas esportivas devem ser confortáveis para a prática das atividades físicas. Nada é pior que se exercitar e ter a calças enrolando ou caindo, não é mesmo? Os tops, por exemplo, devem dar sustentação adequada, pois caso contrário, a sensação dos seios balançando incomoda.

Hoje em dia, os tecidos tecnológicos são capazes de oferecer proteção solar, o que ajuda, e muito, quem faz treinos ao ar livre. Além disso, existem modelos que apresentam bolsos estratégicos que são ótimos para carregar documentos, celular e o que mais for necessário. Poder contar com um vestuário realmente pensado para dar o máximo de conforto durante os exercícios é um diferencial que ajuda no rendimento dos treinos.

Fique atento ao horário dos treinos

O horário dos treinos também pode influenciar no desempenho. Não existe hora ideal para todo mundo, então é preciso ficar atento ao período que você melhor se adapta. Malhar pela manhã pode dar mais disposição para encarar as tarefas do dia.

Treinar à tarde é mais benéfico para quem faz musculação. O corpo mais quente contribui para o ganho de força. Já o treino à noite pode ser melhor para quem tem facilidade para dormir depois de praticar exercícios. No entanto, quem fica agitado deve evitar treinar nesse horário para não interferir na qualidade do sono.

Aposte nos suplementos alimentares

Engana-se quem acha que os suplementos alimentares são apenas para quem quer ficar forte ou para atletas. Esses produtos nada mais são que nutrientes que o nosso corpo precisa, apresentados de uma maneira mais fácil de consumo e de melhor aproveitamento pelo organismo.

Por exemplo, se o seu horário do treino é apertado e mal dá para comer depois que acaba, tomar uma bebida proteica pode ser a solução. Lembrando que não se deve consumir suplementos alimentares sem a prescrição de um nutricionista. O profissional é quem adequará o uso do suplemento à dieta, à rotina e aos objetivos.

Viu como ter um treino mais eficiente não é um bicho de sete cabeças? Basta prestar atenção em alguns hábitos que podem melhorar o rendimento e fazer com que os resultados cheguem mais rápido. Não se esqueça de manter a constância e a qualidade dos exercícios.

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