Benefícios da corrida: qual a importância do exercício físico?

4 minutos para ler

Quem costuma correr consegue perceber as maravilhas que este tipo de atividade física faz no corpo e na mente, mas a importância do exercício físico, muitas vezes, é esquecida diante das inúmeras tarefas do dia a dia.

Ainda assim, é essencial conhecer melhor os benefícios de praticar atividades físicas, especialmente, os praticados ao ar livre, que também é uma das maiores vantagens da corrida.

Por isso, vamos mostrar qual a importância do exercício físico, não só para quem pratica regularmente, mas também para quem está começando a entrar nesse maravilhoso mundo, especialmente da corrida. Acompanhe!

Por que é importante fazer exercício físico regularmente?

A importância do exercício físico para uma vida melhor está cada vez mais clara para as pessoas. O impacto que ele pode trazer para qualidade de vida é enorme. Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, 3 em cada 100 mortes no Brasil são causados pelo sedentarismo.

A saúde de uma maneira geral melhora, principalmente com relação ao sono e ao sistema cardiorrespiratório. O corpo trabalha de forma melhor, interferindo positivamente em outras áreas que não estão tão relacionadas, como o sistema digestivo e o imunológico.

Fora isso, também existem os benefícios estéticos, como o fortalecimento muscular e a perda de peso, que influenciam na autoestima, na autoconfiança, e claro, no amor-próprio.

Esses benefícios independem do tipo de exercício físico escolhido, mas falando especificamente da corrida, existem outras vantagens tão positivas, que merecem uma atenção especial, não é verdade?

Quais os benefícios da corrida?

A corrida é uma das atividades mais democráticas que existem e por ser praticada ao ar livre, como comentamos, traz a sensação de liberdade, além de diminuir o estresse e a ansiedade, seja pelo contato com a natureza ou com a cidade.

A liberação de serotonina e endorfina é a culpada desse ponto positivo, fazendo os corredores ficarem mais relaxados e felizes após cada corrida.

Até mesmo a criatividade fica mais aguçada quando corremos. Quem nunca teve uma boa ideia enquanto corria? Ou percebeu a cidade de uma maneira nunca vista?

Outro benefício é a melhoria da flexibilidade e maior desempenho no geral, já que a entrada de oxigênio durante a corrida aumenta o fluxo de sangue para os músculos, que crescem e trabalham melhor.

Outra vantagem da corrida é o aumento da densidade óssea, reduzindo então as chances de doenças como osteoporose, já que também aumenta o fluxo sanguíneo para os ossos, protegendo as cartilagens.

Sabemos que todo exercício físico é bom para o coração, mas a corrida consegue torná-lo mais forte, à medida que aumenta a velocidade e o tempo da prática. Por isso corredores habituais têm menor risco de desenvolver problemas cardíacos, além de aumentar a sua capacidade de armazenamento de oxigênio no pulmão.

E não podemos deixar de falar dos benefícios estéticos, já que a corrida aumenta a produção de colágeno, tornando a pele mais firme e com menos rugas, além de melhorar a silhueta.

Tantos benefícios resultam no aumento da qualidade e da expectativa de vida. Um estudo médico concluiu que pessoas que correm 3 vezes na semana reduzem até 9 anos na idade biológica.

Fora isso, também existem algumas pesquisas que indicam que a corrida diminui a possibilidade de desenvolver doenças neurológicas como Alzheimer, além de alguns tipos de câncer.

Qual a importância do exercício físico usando roupas e equipamentos adequados?

A corrida, apesar de ser democrática, precisa de alguns cuidados. Qualquer um pode começar a correr, desde que consulte um médico antes e tome algumas precauções, como evitar horários com sol forte.

Fazer um bom alongamento antes de começar o exercício também é outro cuidado fundamental para uma boa corrida.

Levar uma garrafa adequada para o exercício, ou mesmo um copo reutilizável, é super importante para manter a hidratação e melhorar a oxigenação do corpo. Outro ponto de atenção é usar roupas adequadas, que tenham a compressão certa e não fiquem nem apertando muito e nem frouxas demais.

Esses cuidados, assim como a escolha de roupas adequadas para corrida, podem potencializar a importância do exercício físico, trazendo melhores resultados a longo prazo. Por isso, a La Vie Sports pensa, produz e testa cada produto que lança, do jeito que só uma corredora faria.

Acesse e descubra as nossas opções de roupas para corrida!

Posts relacionados

Deixe um comentário