A corrida também é um esporte para iniciantes

5 minutos para ler

Se você pensa que correr é uma atividade destinada a quem já tem muito condicionamento físico e não pode ser praticada por qualquer pessoa, você pode estar enganada. A corrida é um esporte que se caracteriza por ser democrático e acessível. Se pensarmos bem não precisamos de muito para começar a praticar além de um tênis, espaço e força de vontade. Por isso, a corrida se caracteriza como um esporte para iniciantes.

A profissional de educação física e personal trainer Patricia Motta afirma: “A corrida é uma das modalidades onde mais existe o livre arbítrio: você pode treinar sozinha, acompanhada, de dia ou de noite, e no ritmo que o seu corpo permitir. Pode ser praticada por pessoas com preparo físico avançado, intermediário ou iniciante, inclusive é uma ótima atividade para iniciantes darem o pontapé!”

Acreditamos que todas as pessoas podem se beneficiar da corrida e dos exercícios físicos de um modo geral. As vantagens vão além da saúde do corpo, influenciando também na nossa saúde mental e bem estar. “A corrida previne diversas doenças cardiovasculares, controla pressão arterial, combate depressão, aumenta autoestima, melhora a respiração e a qualidade de vida, fortalece músculos e ossos”, diz Patricia Motta.

Você só precisa começar e, em pouco tempo já será capaz de enxergar os primeiros benefícios. Por aqui, a gente já corre há bastante tempo, mas tem gente que começou há menos tempo e deixou um depoimento pra gente.

“Comecei a correr em março de 2019 porque estava em um momento psicológico muito ruim. Por morar perto de um parque comecei a correr todos os dias uma distância de mais ou menos 2,4 Km. Me ajudou muito em termos de saúde mental e controle de ansiedade. O hábito de correr, mesmo que sozinha e de forma iniciante me fez muito bem.” nos contou Raíla Melo que se considera uma corredora iniciante.

É claro que, assim como em qualquer atividade física precisamos nos preparar e ter alguns cuidados, por isso separamos algumas dicas básicas para você que quer começar a correr.

Dicas para começar a correr de forma segura

Um passo de cada vez, comece caminhando para depois correr

Comece caminhando ativamente, aumentando a velocidade aos poucos e quando se sentir confortável com isso, comece a fazer alguns trotes curtos de 1 minuto ou um pouco mais. No decorrer dos dias isso tende a ficar mais fácil e você será capaz de permanecer cada vez mais tempo no trote. Até enfim ser capaz de correr. Lembre-se que quando se sentir muito cansada você deve diminuir o ritmo ou caminhar, se for necessário, até  conseguir recuperar o folego e o ritmo.

Consulte seu médico e faça uma avaliação médica

Já sabemos que a prática de exercícios e, mais especificamente a corrida, é muito eficaz para aumentar o condicionamento físico e prevenir problemas cardíacos. Porém é muito importante que antes de dar início à prática de um exercício físico você consulte o seu médico e faça uma avaliação para se assegurar que está tudo certo com você. Desse modo você vai garantir que o exercício seja uma prática que irá te trazer apenas benefícios e não complicações.

Pratique exercícios para fortalecimento de core e pernas

É importante que você prepare o seu corpo para a corrida. Exercícios de musculação, por exemplo, são fundamentais para que seus músculos sejam capazes de proteger suas articulações e, no caso da corrida, principalmente seus joelhos e tornozelos. Isso ajudará você a se prevenir de eventuais lesões. Os exercícios de core são essenciais para ajudar no seu condicionamento físico e também para que seu corpo esteja mais preparado para a corrida.

Escolha corretamente seu tênis para corrida

É claro que a corrida se mostra ser um esporte democrático e que não depende de grandes investimentos em equipamentos, por exemplo, mas algo muito importante para evitar lesões e melhorar a sua performance é a escolha correta do tênis. Você pode ler mais sobre tênis de corrida aqui.

“Se você tem vontade de começar a correr, não espere mais tempo! Vai e faça o seu melhor! No seu tempo! No lugar que você preferir e com quem você quiser! Só não deixe de fazer! Cada dia que passa, é um dia em que você poderia estar fazendo mais por você, pela sua saúde, pelo seu corpo! Se desafie!” diz Patricia Motta e nós concordamos.

E você, tá esperando o que para começar?

Conteúdo produzido por Carolina Nepomuceno para projeto especial em parceria com Alumni COPPEAD

Posts relacionados

Deixe um comentário