Saiba quais são as principais corridas no Brasil

8 minutos para ler

Só quem é corredora sabe o quanto correr é bom. Não só pelos benefícios para a saúde e estéticos, mas também para a mente.

Além da diminuição do estresse e ansiedade, a corrida estimula a criatividade, ativando diferentes áreas do cérebro. Correr usando um estímulo a mais, como conhecer um parque novo ou fazer uma trajetória diferente, faz muito bem para a saúde mental.

Aliar a corrida com viagens pelo Brasil, então, não poderia ser combinação melhor! Com planejamento e organização, é possível participar de várias corridas famosas pelo nosso país.

Confira quais são as principais corridas no Brasil e programe-se!

Como estão as corridas pelo Brasil?

O número de corredores está crescendo no nosso país e não é por acaso. Correr é um vício que não tem fim!

Além de fazer bem para o corpo, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e o tônus muscular, correr também age positivamente no sistema imunológico e digestivo.

Até mesmo as grávidas podem usufruir dos benefícios deste esporte, desde que tenham acompanhamento médico e nutricional.

Correr também nos faz dormir melhor e fortalece os ossos, evitando osteopenias e a tão temida osteoporose. Lembrando que é sempre importante alongar antes e após o treino, para evitar lesões e dores desnecessárias.

A corrida também é um excelente antídoto para o estresse e a ansiedade, devido à injeção de dopamina e endorfina no corpo. Também é comprovado que correr evita o Alzheimer e alguns tipos de câncer.

O número de corridas pelo Brasil está crescendo bastante, por todos esses fatores que mencionamos. Além de ter um público fiel, empresas e organizações encontraram uma forma de divulgar suas marcas e produtos ao criarem (ou patrocinarem) corridas de rua pelo Brasil.

E as mulheres marcam cada vez mais sua presença nas provas. Segundo o “State of Running 2019”, já são maioria nas corridas, com 50,24% no número de participantes.

E o objetivo é aumentar, ainda mais, esse número! Por isso, vamos divulgar as 8 principais corridas no Brasil! Acompanhe!

Quais são as principais corridas no Brasil?

Com planejamento e organização, é possível participar de várias corridas. Claro, isso depende do seu bolso, da sua rotina e do seu condicionamento físico. Mesmo que não seja possível participar do número de corridas que você considera ideal, dá para se inscrever em algumas e, aos poucos, conseguir ir aumentando.

Afinal, sabemos que corrida é uma paixão que não dá para simplesmente abandonar, certo? Por isso, é importante saber quais as principais corridas no Brasil, para que nenhuma data escape e você fique na vontade.

São Silvestre

A mais importante e famosa das corridas no Brasil é a São Silvestre, que é realizada em São Paulo no último dia do ano. A corrida atrai pessoas de vários países e com certeza, é uma meta de toda corredora poder participar da corrida de São Silvestre um dia.

Os milhares de participantes correm pelo percurso de 15 km, passando por alguns pontos turísticos da cidade, incluindo a Avenida Paulista.

A corrida é dividida em algumas categorias, que tem horários diferentes de largada. Atualmente as categorias são: cadeirantes, cadeirantes com guia, atletas com deficiência, pelotão C, pelotão geral e elite A/B. Não há distinção entre público feminino e masculino em cada categoria.

Corrida de Noronha

A 21k Noronha é uma corrida muito interessante, já que mescla natureza com corrida. Um prato cheio para amantes do meio ambiente que topem correr em pisos diferentes, já que a corrida tem partes no asfalto, na areia e em trilhas.

Outra característica é que o número de inscrições é reduzido, para ter o mínimo possível de impacto ambiental, por isso, é bom ficar de olho nas datas.

A 21k Noronha é uma meia maratona, ou seja, tem trajetória de 21 km (podendo também ser de 8 km). Fique de olho na organização da prova para acompanhar o calendário.

XC Run – Corrida de Búzios

A XC Run acontece em Búzios, normalmente em outubro. Tem percursos com estrada, trilha e praia.

Ela é uma maratona e tem três tipos de inscrição: a Solo, para quem quer completar os 42 km, a Dupla, para quem deseja fazer a meia maratona e a Quarteto, para quem pretende completar 10 km de prova.

Ótima desculpa para viajar com os amigos, correr e ainda conhecer a belíssima Búzios!

Bota pra correr – Jalapão/Pantanal/Alter do Chão

O Bota pra Correr é uma iniciativa da Olympicus ao melhor esporte do mundo: corrida!

Acontece em 3 etapas, mostrando as belezas naturais do nosso Brasil. A primeira ocorre no Jalapão, a segunda é realizada no Pantanal e a última etapa acontece na incrível Alter do Chão.

As provas podem ser de 10 ou 21 km, o percurso é de terra batida ou areia. Excelente chance de enfrentar novos desafios e conhecer paisagens diferentes!

Maratona do Rio

A Maratona do Rio, apesar do nome, também tem provas para quem deseja correr 5, 10 e 21 km, e acontece no Rio de Janeiro. O dia da prova depende do número de km e inclui um detalhe especial, que é o desafio Cidade Maravilhosa, para quem desejar fazer os dois dias de corrida, completando os 21 + 42 km da prova.

Geralmente, é realizada em junho, mas devido à pandemia recomendamos que acompanhe a data da prova direto com a organização.

Volta a Ilha

A Volta a Ilha é uma corrida realizada em Florianópolis, completando uma volta inteira na cidade, por isso o nome. É, portanto, uma corrida de revezamento, já que o percurso é de 140 km, podendo ser dividido entre 4 a 16 km por participante.

Acontece em abril mas especialmente, em 2020, devido ao surto de coronavírus, a princípio está marcada para 18 de julho e recomendamos que acompanhe a data com a organização da prova. É a maior corrida de revezamento da América latina, em quilometragem. Um detalhe muito interessante é que os gases de efeito estufa emitidos durante a corrida são neutralizados, ajudando o meio ambiente.

É ótima para viajar com os amigos e criar estratégias para superar a prova, que tem variados graus de dificuldade durante o trajeto.

Bertioga

Bertioga é a sede da Crono Series, que ocorre em fevereiro. É uma prova que envolve competidores de várias modalidades, como travessia e aquatlon, além das corridas de 5 e 10 km.

A Crono Series estimula a participação de pessoas com mais de 60 anos, já que oferece 50% de desconto na inscrição. A prova também é dividida por categoria e faixa etária.

Desafio 28 praias

O Desafio 28 praias é o maior desafio trail do Brasil, podendo ser realizado solo ou em revezamento. Tem diferentes distâncias e graus de dificuldade, incluindo travessias.

É realizada em Ubatuba – SP e tem percursos diferentes, dependendo da categoria escolhida. É feita em abril, mas devido ao surto de COVID-19, foi adiada sem data definida.

Como se preparar adequadamente para essas corridas?

Como toda viagem, é preciso de planejamento e organização para conseguir participar das principais corridas no Brasil e extrair o máximo dessas experiências.

É preciso organizar a sua agenda para que seja possível viajar sem transtornos para sua vida profissional ou pessoal.

O planejamento de treinos, específicos para cada corrida, é importante para evitar lesões e também para conseguir completar a prova no tempo estipulado.

E no dia da corrida, estar bem hidratada, com o uso de roupas e o tênis certo, faz toda a diferença.

Se você faz parte de alguma assessoria esportiva, algumas ajudam a organizar excursões ou indicam agências que o fazem, facilitando bastante a participação nestes eventos.

Mas caso você treine sozinha ou com amigos, também vale a pena se organizar para participarem de algumas corridas. Viajar com amigos para correr é muito estimulante, já que todos tem o mesmo objetivo e ainda aproveitam juntos para conhecer outros lugares.

Viajar proporciona novas experiências que ficam marcadas para sempre e fazem bem para a saúde e para a mente.

Gostou deste post e já está se programando? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, garantimos que você vai encontrar muitos interessados em correr (ou viajar) com você!

Posts relacionados

Deixe um comentário